Sustentabilidade

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Comprometida com o Meio Ambiente, a Ouro Verde busca constantemente reduzir o impacto ambiental em suas atividades e serviços. As ações da companhia são pautadas pelas determinações da ABNT NBR ISO 14000, certificação que a empresa visa obter para atestar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a partir do aprimoramento do seu sistema de gestão.

A Ouro Verde acredita que pensar e agir dessa forma é o caminho para alcançar o equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia para garantir a disponibilidade de recursos necessários para a qualidade de vida e para o futuro das novas gerações.

A ISO 14001 demonstra que uma organização está em conformidade com os mais altos padrões de qualidade e responsabilidade ambiental, considerando todas as questões relativas às suas operações. Ela engloba aspectos como a poluição do ar, tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos, contaminação do solo, entre outros. Essa certificação também define os requisitos para uma empresa colocar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em vigor.

Sistema de Gestão Ambiental e seus impactos

Um SGA, por sua vez, tem por objetivo prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente, a fim de possibilitar respostas tempestivas às condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.

Por meio de estratégias definidas, o sistema que vem sendo implantado na Ouro Verde possibilita a identificação de oportunidades de melhorias em processos e atividades, visando garantir a satisfação dos stakeholders da empresa: investidores, fornecedores, colaboradores, comunidades e órgãos públicos.

Política Ambiental

Assim como todas as normas de sistemas da gestão, a ABNT NBR ISO 14001 inclui a necessidade de melhoria contínua dos sistemas de uma organização. Alinhada a isso, a Ouro Verde conta com uma Política Ambiental - conjunto de ações sistemáticas e práticas ordenadas pela norma - pautada por três pilares: atendimento a requisitos legais, melhoria contínua e prevenção da poluição.

Clique aqui para conhecer a Política Ambiental da Ouro Verde e a Política da Qualidade.

Além destes pilares, a Norma ISO 14001:2015, que especifica requisitos para implantação de um SGA, estabelece outros pontos muito importantes:

  • Aspectos ambientais da Companhia;
  • Impactos que a Companhia pode causar ao meio ambiente;
  • Não conformidades que possam provocar danos ao meio ambiente;
  • Reclamação de uma não conformidade;
  • Comunicação com stakeholders;
  • Objetivos do Sistema de Gestão Ambiental;
  • O que fazer em situações de emergência ambiental.

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Também preocupada com a qualidade de seus produtos e serviços, a Ouro Verde já é certificada com a ISO 9001, possuindo um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) pautado por essa norma desde 1998. A obtenção do certificado internacional de gestão ambiental permitirá à empresa ter um Sistema de Gestão Integrada (SGI), unificando os processos de qualidade e meio ambiente.

Entre os benefícios dessas certificações para a Ouro Verde e as demais organizações que as possuem está a vantagem competitiva e financeira, o que auxilia na melhor eficiência e redução de custos. Normas como essas também são importantes para incentivar a melhoria do desempenho ambiental por parte de fornecedores, integrando-os aos sistemas de negócios da empresa.

Para obter mais informações, entre em contato com: meioambiente@ouroverde.net.br


RESPONSABILIDADE SOCIAL

O compromisso social da Ouro Verde está pautado na natureza e particularidades do nosso Core Business, por meio da avaliação dos nossos impactos seja no nosso público interno - colaboradores - e externos, que envolvem famílias de colaboradores e terceirizados, órgãos públicos, entidades e associações de classe e, principalmente, as comunidades nas quais estamos inseridos.

A área de Responsabilidade Social tem como objetivos:

  • Promover ações de Responsabilidade Social Empresarial com foco em cidadaniacorporativa e Investimento Social Privado em nome da Ouro Verde, envolvendo o público interno em projetos com foco específico e que tenham impacto social na comunidade da cidade de Curitiba e na região de entorno da empresa;
  • Liderar iniciativas que impactem no desenvolvimento local por meio do investimento na formação pessoal e profissional de jovens do entorno da empresa;
  • Contribuir para a formação de imagem positiva da Ouro Verde, reforçando a reputação de empresa socialmente responsável e posicioná-la como marca empregadora (employer branding).

PROGRAMAS

PROGRAMA JUNTOS SOMOS MAIS

Programa de Voluntariado com o intuito de despertar e estimular o espírito solidário dos colaboradores para a prática do voluntariado e cidadania, por meio do engajamento em campanhas, eventos e projetos patrocinados pela Ouro Verde, com impacto em instituições sociais de Curitiba e demais regiões do entorno da empresa. Em 10 anos já implantamos 30 projetos beneficiando mais de 106 mil pessoas e o engajamento de cerca de 430 voluntários.

Com os indicadores deste programa, a Ouro Verde foi certificada em 2013 e 2014 na 3ª e 4ª edição do Prêmio ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), do Movimento Nós Podemos Paraná, por suas práticas em prol dos ODM e seu papel como articuladora do crescimento sustentável do Paraná. Certificada em 2019 na 4ª edição do Selo SESI ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) pelas ações em prol do crescimento sustentável do Paraná para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Reconhecimento Público pela parceria no Programa Comunidade Escola da PMC (Prefeitura Municipal de Curitiba), edição 2012.

Projetos implantados:

  1. Escola Municipal Otto Bracarense: Revitalização da Biblioteca, Brinquedoteca e do Playground.
  2. Lar Antônia: Melhorias na fachada externa e doação de equipamentos de psicomotricidade.
  3. Lar CriançArteira: Estruturação de um call center, revitalização da fachada externa e do playground.
  4. Lar dos Idosos Recanto do Tarumã: Revitalização da Sala de Musicoterapia e doação de equipamentos novos: (violões, microfones, caixas amplificadoras e mesa de som.
  5. Hospital de Clínicas do Paraná: Revitalização da Brinquedoteca de uma ala pediátrica.
  6. Asilo São Vicente de Paulo: Instalação de um novo Salão de Beleza.
  7. Escola Municipal Dario Persiano Dário Castro Velozzo: Revitalização de quatro salas: ciências e tecnologia, artes, educação ambiental e de informática, designadas de salas tecnológicas.
  8. Escola Municipal Otto Bracarense: Revitalização do refeitório.
  9. Escola Municipal São Miguel: Revitalização da sala de ciências.
  10. Hospital Erasto Gaertner: Revitalização do espaço do Pronto Atendimento e criação de dois leitos.
  11. Hospital Pequeno Príncipe: Revitalização da sala do Voluntariado.
  12. Hospital Universitário Evangélico de Curitiba: Revitalização da Brinquedoteca do SUS.
  13. Lar Dona Vera: Implantação de um lactário.
  14. Lar dos Idosos Recanto do Tarumã: Revitalização da sala de Serviço Social.
  15. Unidade de Acolhimento Institucional Novo Mundo: Revitalização do refeitório e do banheiro.
  16. Lar a Minha Casa: Revitalização do refeitório.
  17. Lar da Criança Minha Casa, Doce Casa: Revitalização do refeitório externo.
  18. Lar Abrigo Nosso Lar: Revitalização da sala de estudos e de informática.
  19. Lar de Amparo à Criança Filhos de Deus: Construção de uma Brinquedoteca.
  20. Casa do Pia I de Curitiba: Revitalização do Refeitório.
  21. Centro Municipal de Educação Infantil Oswaldo Cruz II de Curitiba: Implantação de um Pomar Urbano.
  22. Hospital de Clínicas do Paraná (CENEP): Implantação de uma Brinquedoteca.
  23. Hospital Erasto Gaertner: Revitalização da recepção do Pronto Atendimento do SUS.
  24. Hospital Pequeno Príncipe Hospital (APPAM): Implantação de uma Brinquedoteca.
  25. Centro de Recursos e Apoio Pedagógico Professora Maria Lúcia Zanadréa: Reforma da Sala de Psicopedagogia.​
  26. Colégio Estadual Eurides Brandão: Pintura da Quadra de Esportes, construção de uma arquibancada e doação materiais esportivos.
  27. Escola de Educação Especial Nilza Tartuce: Revitalização da Biblioteca, doação de mobiliário, jogos pedagógicos e notebook.
  28. Colégio Estadual Protásio de Carvalho: Revitalização do Auditório, doação de mobiliário, equipamentos multimídia e construção de um jardim.
  29. Colégio Estadual Eurides Brandão: Sala de Recursos (Matemática de Ouro) e pintura da quadra de esportes.
  30. Escola Municipal Mansur Guérios: Revitalização da Sala de Artes e implantação de um Ateliê Móvel.

PROGRAMA AMANHÃ

Programa que oferece a oportunidade de crescimento e desenvolvimento para estudantes residentes em bairros no entorno da Matriz, da Ouro Verde. É uma iniciativa de inclusão e preparação de jovens para o mercado de trabalho com um ideal de meritocracia, trazendo aos participantes a possibilidade de efetivação e para aqueles que se destacam em seu desempenho escolar e profissional - um possível investimento na futura graduação, conforme critérios estabelecidos pelo Programa.

CAMPANHAS SOCIAIS e PATROCÍNIOS

A Ouro Verde apoia e engaja os colaboradores em campanhas sociais de entidades do seu entorno. Também patrocina eventos e participa de grupos como a RIS: Rede investimento Social Privado do Paraná e ReVE: Rede de Voluntariado Empresarial do Paraná.

Também apoia o Movimento UMA, proposta inédita no Brasil voltada para Empoderamento das mulheres e formado pela união de grupos, organizações, empresas, entidades que representam a mulher e que valorizam ações e iniciativas em nome de suas causas, especialmente durante o Outubro Rosa.

Topo

Mapa do Site

Fechar Mapa

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba - PR - CEP 81350-000
Telefone: (41) 3239-7000
Fax: (41) 3239-7077
Fechar